quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cama de gato

A professora Marcia de Educação Física do período vespertino pediu que os alunos do 3°B trouxessem barbante de casa para realizar uma brincadeira simples, porém muito divertida.
Esse tipo de atividade procura resgatar as brincadeiras antigas que podem ser usados poucos e simples recursos.



Como brincar:
Um barbante e duas pessoas. É só isso que precisa pra gente brincar de cama-de-gato.
A brincadeira é feita em muitos lugares do mundo.
Dê dois nós num pedaço de barbante de uns 70, 80 centímetros, dependendo do tamanho das mãos.
Forme um retângulo com o barbante. Estique-o separando as mãos uma da outra.
Daí, traga a mão direita para dentro do retângulo e volte-a ao início.
O mesmo com a mão esquerda.
Então o barbante vai estar nas palmas das mãos também.
Aí, o dedo médio da mão direita puxa o fio da palma da esquerda.
Repete o mesmo com a mão esquerda. Pronto! Começou!
Agora a outra pessoa precisa "pegar" cada X com uma mão, ao mesmo tempo, puxando-os para fora, entrando por baixo do retângulo e esticando de novo.

Vai repetindo isso com os "Xs" que se formam.

Quando aparecerem os fios paralelos, calma. É a hora mais difícil: Pegue cada linha com um dedinho mindinho, mãos cruzadas. Puxe para fora, entre no retângulo por baixo e estique de novo. Aí os "Xs" voltam a aparecer de novo.

Formação Continuada 28/05

No dia 28 de maio tivemos em nossa escola, nos períodos matutino e vespertino a Formação Continuada do 2° bimestre.
Foi uma reunião muito proveitosa onde pudemos estudar sobre os tipos e estilos de aprendizagem. Os professores realizaram o teste VARK para descobrir qual o seu estilo, foi bem interessante.
No período vespertino a CSPTEC Edilene ministrou aos professores e administrativos uma palestra sobre Pen drives e HD externos.








segunda-feira, 12 de maio de 2014

Contação de história: Era uma vez uma bruxa

Contação da história "Era uma vez uma bruxa" para as crianças do pré ao quinto ano com o livro em formato digital visualizado na televisão e contado com a participação dos alunos como “carta enigmática”, onde deve-se entender o texto pelas figuras apresentadas. Momento de bastante interação, pois todos gostaram da bruxa que conheceu a cidade grande e acreditou que assustaria as crianças, mas que foi encrencada, morrendo de medo e voltando a viver na floresta abrindo uma escola para fantasmas. 


Projeto: Leitura em família

É um projeto de incentivo a leitura prazerosa e compartilhada com a família. O aluno levará para casa uma sacola contendo livros de histórias infantis, contos, crônicas, gibis, poesias ou revistas e um caderno de registro, onde tanto os alunos como a família poderão expressar-se através de textos, desenhos e/ou colagens. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e de ouvi-las tem inúmeros significados, a leitura está ainda relacionada ao cuidado afetivo, à construção da identidade e principalmente ao desenvolvimento da imaginação, favorecendo ainda a capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Sendo assim, o referido projeto busca fazer com que o aluno tenha o prazer em ler, compromete-se também em ampliar o repertório de leitura em família e o vínculo com a escola, pois a Escola Municipal Arlindo Lima acredita que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o livro.




Interclasse

Na semana de 22 a 26 de abril aconteceu em nossa escola o Interclasse Esportivo. Os alunos se enfrentaram em jogos de futsal durante toda a semana e no sábado dia 26 foi a grande final.
Nos dias 22 e 23 tivemos jogos das turmas de Pré ao 5º ano e nos dias 24 e 25 os jogos foram disputados pelas turmas de 6º ao 9º ano.
Os alunos se divertiram e interagiram bastante durante a competição, que encerrou no sábado com muita alegria!!!